Wednesday, 28 March 2018

Estratégia p-persistente


Estratégia P-persistente.
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estratégia persistente de P
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O que é p em & # 39; p - persistente csma & # 39 ;?
Eu estava passando pelos conceitos básicos da CSMA e encontrou "Métodos de Persistência". Aqui vai a Wiki Definição:
Esta é uma abordagem entre os modos de acesso CSMA 1-persistentes e não persistentes. [2] Quando o nó transmissor está pronto para transmitir dados, ele detecta o meio de transmissão para ocioso ou ocupado. Se estiver ocioso, ele transmite um quadro com probabilidade p. Se ocupado, então, sente o meio de transmissão continuamente até ficar inativo e depois transmite com probabilidade p. Se o nó não transmitir (a probabilidade deste evento é 1-p), ele aguarda até o próximo intervalo de tempo disponível. Se o meio de transmissão ainda não estiver ocupado, ele transmite novamente com a mesma probabilidade p.
Você pode me dizer qual é esta probabilidade p? e com base no que é calculado?
A abordagem P-persistente combina as vantagens das outras duas estratégias. Reduz a chance de colisão e melhora a eficiência. O método P-persistente é usado se o canal tiver slots de tempo com uma duração de slot> = o tempo máximo de propagação.
Sua pergunta é "como selecionar essa Probabilidade".
Suponha que os nós N tenham um pacote para enviar e o meio esteja ocupado. Então, Np é o número esperado de nós que tentarão transmitir uma vez que o meio fica inativo. Se Np> 1, uma colisão deverá ocorrer. Portanto, a rede deve certificar-se de que Np & lt; = 1 evite a colisão, onde N é o número máximo de nós que podem estar ativos por vez.
A lógica utilizada para verificar se uma estação é capaz de transmitir ou não é muito simples, primeiro o valor da variável P é calculado e, com base nesse valor, a decisão é tomada.
Agora, vem a parte de "como calcular a variável P", usando uma equação muito simples abaixo, onde N é o número de estações que estão conectadas ao meio compartilhado.

Explique os três protocolos de persistência que podem ser usados ​​com o CSMA.
Quais são os três protocolos de persistência que podem ser usados ​​com CSMA. Breifly Explain?
"Nonpersistent: Se o meio estiver ocioso, transmita; se o meio estiver ocupado, aguarde uma quantidade de tempo extraída de uma distribuição de probabilidade e depois verifique o meio. 1-persistente: se o meio estiver ocioso, transmita-o; se o meio estiver ocupado continuar a ouvir até o canal ser sentido inativo; então transmita imediatamente. p-persistente: se o meio estiver ocioso, transmita com probabilidade p e atrasa uma única unidade com probabilidade (1 p); se o meio estiver ocupado, continue a ouvir até que o canal esteja ocioso e repita. & quot;
CSMA / Compact disk é um método de controvérsias de termos. As redes Cpa ao usar CSMA / 400 operações são realmente fáceis de aplicar, além de ter atributos de indicação determinística. A estratégia CSMA / disco compacto é globalmente consistente dentro do IEEE 802.several, bem como ISO 8802.3.
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Acesso Múltiplo de Sentido de Operador (CSMA)
Acesso múltiplo com sensor de portador (CSMA): CSMA é um método de acesso à rede usado em topologias de rede compartilhada, como Ethernet, para controlar o acesso à rede. Os dispositivos conectados ao cabo de rede escutam (sentido da operadora) antes de transmitir. Se o canal estiver em uso, os dispositivos aguardam antes de transmitir. MA (acesso múltiplo) indica que muitos dispositivos podem se conectar e compartilhar a mesma rede. Todos os dispositivos têm acesso igual para usar a rede quando está desmarcada.
Em outras palavras, uma estação que deseja comunicar "ouvir" primeiro na comunicação de mídia e aguarda um "silêncio" de um tempo predefinido (chamado Distributed Inter Frame Space ou DIFS). Após este período obrigatório, a estação inicia uma contagem regressiva para um período aleatório considerado. A duração máxima desta contagem regressiva é chamada de janela de colisão (Window Collision, CW). Se nenhum equipamento falar antes do final da contagem decrescente, a estação simplesmente entrega seu pacote. No entanto, se for ultrapassado por outra estação, ele pára imediatamente a contagem regressiva e aguarda o próximo silêncio. Ela continuou a contagem regressiva da conta onde parou. Isso está resumido na figura. O tempo de espera aleatório tem a vantagem de permitir uma distribuição estatisticamente equitativa do tempo de fala entre os vários equipamentos de rede, ao mesmo tempo em que torna pouco provável (mas não impossível) que ambos os dispositivos falem exatamente ao mesmo tempo. O sistema de contagem regressiva impede que uma estação aguarde muito tempo antes de emitir o pacote. É um pouco o lugar em uma sala de reuniões quando nenhuma sessão mestre (e toda educada do mundo) esperava um silêncio, depois alguns minutos antes de falar, para dar tempo a alguém falar. O tempo é e atribuído aleatoriamente, ou seja, mais ou menos igualmente.
Novamente, isso é o que fazemos naturalmente em uma sala de reuniões, se muitas pessoas falam exatamente ao mesmo tempo, eles estão percebendo conta imediatamente (como eles ouvem ao mesmo tempo que falam), e eles interrompem sem completar sua frase. Depois de um tempo, um deles fala novamente. Se ocorrer uma nova colisão, as duas são interrompidas novamente e tendem a aguardar um pouco mais antes de falar novamente.
O protocolo CSMA foi desenvolvido para superar o problema encontrado em ALOHA, isto é, para minimizar as chances de colisão, de modo a melhorar o desempenho. O protocolo CSMA baseia-se no princípio do "sentido operário". A estação detecta o operador ou o canal antes de transmitir um quadro. Isso significa que a estação verifica o estado do canal, seja ocioso ou ocupado.
Mesmo que os dispositivos tentem detectar se a rede está em uso, há uma boa chance de que duas estações tentarão acessá-lo ao mesmo tempo. Em grandes redes, o tempo de transmissão entre uma extremidade do cabo e outro é suficiente para que uma estação possa acessar o cabo mesmo que outro já tenha acessado.
As chances de colisão ainda existem por causa do atraso da propagação. O quadro transmitido por uma estação leva algum tempo para alcançar outras estações. Enquanto isso, outras estações podem sentir o canal a ser ocioso e transmitir seus quadros. Isso resulta na colisão.
Existem três tipos diferentes de protocolos CSMA.
(I) I-persistente CSMA.
(ii) CSMA não persistente.
(iii) CS-CS persistente.
• Neste método, a estação que deseja transmitir dados detecta continuamente o canal para verificar se o canal está ocioso ou ocupado.
• Se o canal estiver ocupado, a estação aguarda até ficar inactiva.
• Quando a estação detecta um canal ocioso, ele imediatamente transmite o quadro com probabilidade 1. Portanto, ele é chamado de CSMA persistente.
• Este método tem a maior chance de colisão porque duas ou mais estações podem encontrar o canal a ser ocioso ao mesmo tempo e transmitir seus quadros.
• Quando a colisão ocorre, as estações aguardam uma quantidade aleatória de tempo e começam novamente.
Desvantagem de I-persistente.
• O tempo de atraso de propagação afeta muito este protocolo. Suponhamos, logo após a estação, eu começar a transmissão, a estação 2 também se preparou para enviar seus dados e perceber o canal. Se a estação que eu sinalizar ainda não chegou à estação 2, a estação 2 sentirá o canal a ser ocioso e começará a transmissão. Isso resultará em colisão.
Mesmo que o tempo de atraso de propagação seja zero, a colisão ainda ocorrerá. Se duas estações se tornaram no meio da transmissão da terceira estação, ambas as estações aguardam até a transmissão da primeira estação e, em seguida, ambos começarão sua transmissão exatamente ao mesmo tempo. Isso também resultará em colisão.
(ii) CSMA não persistente.
• Neste esquema, se uma estação quiser transmitir uma moldura e descobre que o canal está ocupado (outra estação está transmitindo), ele aguardará um intervalo de tempo fixo.
• Após este tempo, novamente verifica o status do canal e, se o canal estiver livre, ele transmitirá.
• Uma estação que possui uma moldura para enviar detecta o canal.
• Se o canal estiver ocioso, ele envia imediatamente.
• Se o canal estiver ocupado, aguarda uma quantidade aleatória de tempo e, em seguida, detecta o canal novamente.
• Na CSMA não persistente, a estação não detecta o canal de forma contínua para capturá-lo quando detecta o fim da transmissão anterior.
Vantagem de não-persistente.
• Reduz as chances de colisão porque as estações esperam uma quantidade aleatória de tempo. É improvável que duas ou mais estações aguardem a mesma quantidade de tempo e retransmitirão ao mesmo tempo.
Desvantagem de não-persistente.
• Reduz a eficiência da rede porque o canal permanece ocioso quando pode haver estações com quadros para enviar. Isto é devido ao fato de que as estações aguardam uma quantidade aleatória de tempo após a colisão.
(iii) CS-CS persistente.
• Este método é usado quando o canal possui intervalos de tempo, de modo que a duração do intervalo de tempo seja igual ou maior do que o tempo de atraso de propagação máximo.
• Sempre que uma estação fica pronta para enviar, detecta o canal.
• Se o canal estiver ocupado, a estação aguarda até o próximo slot.
• Se o canal estiver ocioso, ele transmite com uma probabilidade p.
• Com a probabilidade q = l-p, a estação aguarda o início do próximo intervalo de tempo.
• Se o próximo slot também estiver ocioso, ele transmite ou espera novamente com probabilidades p e q.
• Este processo é repetido até que qualquer quadro tenha sido transmitido ou outra estação tenha começado a transmitir.
• No caso de transmissão por outra estação, a estação funciona como se uma colisão tenha ocorrido e aguarde uma quantidade aleatória de tempo e comece novamente.
• Reduz as chances de colisão e melhora a eficiência da rede.

estratégia persistente de P
Diferença entre o Havaí e um escritório.
A distância entre nós (comunicando) no Havaí é dez de quilômetros.
A distância entre nós (comunicando) em um escritório é de algumas centenas de pés.
Quando um nó inicia uma transmissão, o sinal de transmissão atingirá todos os outros nós na rede antes da mensagem se for completamente transmitido.
Se um nó detectar uma transmissão na rede, então:
A chance é muito boa que algum nó ainda esteja transmitindo.
Podemos provocar uma colisão ao detectar o canal (meio de transmissão) antes de transmitir uma mensagem.
As redes de área local cobrem um prédio de escritórios.
A transmissão de mensagens de mais de 500 m de fios coaxiais ou torcidos é praticamente livre de erros (se não houver colisão)
Devido à taxa de erro extremamente baixa:
A camada de ligação de dados dos protocolos LAN não usa esquemas de janela deslizante (ACK).
(Isto é, os métodos de retransmissão não são incorporados na camada de ligação de dados)
Eu não disse que não há erros.
Os erros são extremamente raros.
Não se preocupe com a confiabilidade na camada de ligação de dados.
(Porque não vale a pena o problema - é raro)
A confiabilidade da transmissão será identificada na camada de transporte.
O protocolo TCP (na camada de transporte) possui funções de tempo limite e retransmissão.
A camada TCP fornecerá a funcionalidade de confiabilidade para a comunicação.
A Aloha possui um protocolo de confiabilidade de retransmissão baseado em ACK.
Aloha precisa disso porque os erros de transmissão não são raros em longas distâncias.
Protocolo de Acesso Múltiplo de Sentido de Operadora (CSMA).
O tempo geralmente é dividido em slots no CSMA para melhorar o desempenho (ver Aloha com fenda)
As transmissões só podem começar no início de um slot.
Quando um nó tem uma mensagem para transmitir, primeiro detecta o canal de transmissão (ou operador) para determinar se está ocioso (não usado por algum outro nó)
Se o transportador estiver ocupado, o nó esperará e tentará mais tarde.
Se o operador estiver ocioso, o nó tentará transmitir.
O nome do acesso múltiplo do portador deve ser limpo agora.
O protocolo exige a detecção do operador (canal)
E precisa tentar muitas vezes antes que uma tentativa seja bem sucedida (= acesso múltiplo)
Diferentes tipos de protocolos CSMA.
Existem 2 (ou 3) tipos de protocolos CSMA:
CSMA não persistente (o whimp)
Se o nó detectar que a operadora está ocupada, ela executa um procedimento de backoff:
O nó seleciona um número aleatório X.
O nó então aguarda unidades de X (slots)
e repita o protocolo desde o início.
Se o nó percebe que o suporte está ocioso, o nó transmite no próximo slot.
Depois de transmitir uma mensagem, o protocolo CSMA termina.
(A mensagem não precisa ser ACABADA.)
Projeto racional do CSMA não persistente:
O CSMA não-persistente é um protocolo "pessimista":
"Sinto que o canal está ocupado.
Pessimista: Eu acredito que o sistema está fortemente carregado.
Isto é, existem outros nós que também estão tentando transmitir.
Então é melhor eu voltar mais tarde.
(A espera aleatória minimizará a probabilidade de que 2 ou mais nós iniciem a transmissão ao mesmo tempo).
Alcança um bom desempenho em sistemas altamente carregados.
- quando há muitos nós que têm mensagens para transmitir (carregado), eles irão "agendar automaticamente" com o aleatório.
O throughput (# transmissões bem sucedidas por unidade de tempo) pode ser baixo em um sistema de carga leve.
E. g .: se houver apenas um nó em espera, ele pode transmitir com segurança assim que a transmissão atual terminar.
O protocolo CSMA de 1 persistência: haste com uma finalidade.
Se o nó sentir que o transportador está ocupado, espera (taludes) até o canal ficar inativo.
Se o nó percebe que o suporte está ocioso, o nó transmite a mensagem no próximo slot.
Depois de transmitir uma mensagem, o protocolo CSMA termina.
(A mensagem não precisa ser ACABADA.)
Quando 2 ou mais nós esperam que a transmissão atual termine (usando CSMA persistente), suas transmissões certamente colidirão quando a transmissão atual terminar.
Rationele do CSMA 1-persistente:
1-persistente CSMA é um protocolo "otimista".
"Sinto que o canal está ocupado, e acredito que o sistema está levemente carregado.
(Ou seja, eu sou o único lá fora que está esperando para transmitir).
Então eu vou esperar até que esse companheiro esteja pronto e então tome a minha vez "
Força do protocolo CSMA de 1 persistência:
Executa muito bem em sistemas levemente carregados.
- isto é, quando há poucos nós que têm mensagens para transmitir.
Um nó que encontre o canal ocupado provavelmente será o único nó esperando que o canal se torne claro e ele irá começar a transmitir assim que a transmissão atual for efetuada e não desperdiçará o tempo.
Força do protocolo CSMA de 1 persistência:
O desempenho sugere carga pesada.
Haverá um número excessivo de colisões.
O protocolo P-persistente CSMA: o jogador (meio intermediário entre o CSMA não persistente e persistente)
Se o nó sentir que o transportador está ocupado, espera (taludes) até o canal ficar inativo.
O nó puxa uma moeda (escolha um número aleatório)
Se a moeda aparecer na cabeça (número aleatório & lt; p), transmite a mensagem no próximo slot.
Caso contrário, tente novamente desde o início.
Depois de transmitir uma mensagem, o protocolo CSMA termina.
(A mensagem não precisa ser ACABADA.)
Quando 2 ou mais nós estão aguardando a conclusão da transmissão atual (usando o CS-CSP persistente, eles só colidem quando:
2 ou mais nós escolhem um número aleatório inferior a p.
Rationele do CS-CS persistente:
O CS-P persistente é projetado para evitar o problema de colisão em 1-persistente CSMA.
Ao escolher um número aleatório, o sistema tenta garantir que no máximo 1 nó transmita.
p deve ser definido como um valor para que seja altamente provável que exatamente um nó escolha um número aleatório inferior a p.
Por exemplo, se em média, há 2 nós que aguardam a conclusão da transmissão, então:
definir p = 1/2 = 0,5.
Por outro lado, se em média, existem 3 nós que aguardam a conclusão da transmissão, então:
definir p = 1/3 = 0,3333.
p deve ser dinâmico.
É difícil estimar o número de nós ocupados.
Portanto, o protocolo CS-CSP não é implementado como um protão de vida real.
Análise de desempenho de protocolos CSMA.
Unidade de tempo = comprimento de um slot.
G = carga oferecida (número de tentativas de transmissão por unidade de tempo)
S = a taxa de transferência (número de transmissões bem sucedidas por unidade de tempo)
Desempenho dos vários protocolos CSMA:
Comparando o desempenho de vários protocolos CSMA:

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